sábado, 18 de dezembro de 2010

Ivone Alves Sol agora é membro da Academia de Cultura da Bahia


ENTRE OS MELHORES

            Eu sempre quis muito tudo que tenho e, o que não quis e tive, eu transformei. Certamente, nem tudo que apeteci eu tive, mas o tempo ainda não expirou. A vida ainda nasce nas minhas manhãs e sempre traz uma boa nova. Minhas páginas em branco estão sempre abertas à composição inédita. Hoje eu pude fazer uso de uma dessas páginas, preenchendo-a com a felicidade tingida por cada pessoa que acredita no meu trabalho, que aprecia a minha arte e que me incita a crescer, dentro e fora de mim.
          
           Tornar-se membro da Academia de Cultura da Bahia, é muito mais que pertencer a uma entidade cultural, é fazer parte de um grupo seleto, onde a pluralidade é singularmente acolhida e esparzida com excelência e maestria.

           Cognominada de Padaria Espiritual, pelo seu presidente, Dr. Benjamin Batista, a ACB dispõe de todos os nutrientes necessários para manter a trindade humana divinamente alimentada. Pois, nela, a cultura não é apenas discutida ou avaliada, mas degustada e, saudavelmente, saboreada em todos e por todos.

           Nobilita-me estar entre os melhores, e poder fazer o melhor para ser melhor no que faço, ao perceber que posso ser mais.

Ivone Alves Sol
SSA, 17/12/2010

Fotos da cerimônia de posse de Ivone Alves Sol na ACB


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Posse de Ivone Alves Sol na Academia de Cultura da Bahia




A Academia de Cultura da Bahia, a Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia (FALA, BAHIA), A Faculdade 2 de Julho, a Faculdade Hélio Rocha, o Instituto Geraldo Leite e a Academia Maçônica de Letras da Bahia, convidam à solenidade de posse que ocorrerá dia 17/12/2010 (sexta-feira) a partir das 16:00h na Capela do Colégio 2 de Julho – R. Leovigildo Filgueiras 81 (Garcia), estacionamento gratuito e com segurança, entrando na esquina em frente ao Colégio Antônio Vieira (R. Cônego Pereira Marinho) e procurar o portão azul que dá entrada ao pátio da F2J. 
Eleitos à ACB: Alcides Lisboa (maestro que se apresentará com o Coral da EMBASA), Antônio Ricardo da S. Benevides, Eurípedes Barbosa Ribeiro, Evandro Falcão Vieira, IVONE ALVES SOL, Josenice Góis de Almeida, Lucas Carneiro de Lima e Silva, Ludmyla Rodrigues da Silva, Políbio Hélio Lago, Kátia Cunha M. Moreira dos Santos.
Eleitos à Academia Internacional de Letras, Ciencias y Artes, sediada em Buenos Aires – Argentina: Geraldo Leite, José Alconso da S. Filho, Lucymar dos Santos Soares, Míriam de Sales Oliveira, Valdeck Almeida de Jesus.
Homenageados: Geraldo Leite, ex-magnífico reitor da UEFS, lançamento (na ocasião) do Prêmio Geraldo Leite de Vídeo (DVD) 2011, pela ACB, Aurélio Schommer (Câmara Bahiana do Livro), Anaci Bispo Paim, ex: magnífica reitora da UEFS, secretária de Educação da Bahia e de F. de Santana, atual presidente da Acad. de Educação de FS, Domingos Leonelli, ex-deputado federal (PSB) e secretário de Turismo do Est. da Bahia, deputado Álvaro Gomes (PC do B), autor do PL que isenta o consumidor da taxa extorsiva em telefones fixos, deputado federal Severiano Alves (PMDB), autor de PLs que beneficiam o professor e de Moção de Congratulações à ACB no Congresso Nacional, Elena Sahno, visitante russa, universitária e pesquisadora, Jair Tércio Cunha Costa, Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Ma. Da Conceição Santos Caldas e Mônica Cestari (Espaço Terapêutico Anastasis – Barra), Jackson Rubem – fundador Academia de Letras de Irecê – BA.
Educadores do Ano 2010: Josué da Silva Mello (Colégio e F2J) e Tecla Dias de Oliveira Melo (Faculdade e Colégio 2J).
Lançamento dos livros: 1. O Violeiro da Espiral, autor Carlos Pitta, músico, poeta e cantor. 2. Idílio do Cactus Empedernido, autor Lucas Carneiro de Lima e Silva (recipiendário). 3. Poemas Filosóficos, autor Evando Falcão Vieira (recipiendário).
Exposição e Participação no Festival do Livro: Sangue de Irmãos, autor José Aras. A Bahia de Outrora, escritora Míriam Sales. Alegria de Viver, escritor Ricardo Benevides (recipiendário). Reminiscências, autor Geraldo Leite (Pres. da Fundação José Silveira e do Instituto que tem o seu nome). Maktub (e-book), autora Míriam Sales. Lampião na Bahia e o DVD Euclides da Cunha e a Bahia, ambos de Oleone Coelho, co-direção do filme com Carlos Pronzato. Euclides da Cunha e o Sertão de Canudos, autor José Dionísio Nóbrega (membro da co-irmã ALAS, Acad. de Letras e Artes do Salvador. Amores Dispersos e Outros Versos, escritor Eurípedes Barbosa (recipiendário). Livros do Catálogo do acadêmico Elvino Almir Tosta. A Yoga de Jesus (“Eis que o Reino de Deus está Dentro de Vós”), autoria do sábio hindu Paramahansa Yogananda, fundador em 1920 da Self – Realization Fellowship (www-yogananda-srf.org).
Menção Honrosa: Prof. de Física Marival Chaves, projeto EDUCA BAHIA. Profa. Lélia Oliveira – Pres. ALA/FS. Professores Gildásio Freitas e Marivaldo Paixão, respectivamente presidentes da ALARME e da ALALF. Prof. Luiz Barreto Vieira, Ciência da Espiritualidade, ex-diretor do Colégio Central da Bahia. Madalena Lima, poetisa, alegria da ACB, cantora. Conferência: “Meu Deus, Estamos Matando o Planeta! Ainda há tempo?!” A ser proferida pela Psicóloga, acadêmica, Profa. titular da UNEB, Eliane Quadros. Saudação aos Recipiendários e Homenageados: Dr. Dorival Ferreira da Silva (membro da ACB e da ALARME). Apresentação do Coral da EMBASA com temas natalinos, regência do Maestro e pianista Alcides Lisboa (recipiendário). Manifesto de apoio pela ACB e instituições promotora do evento ao Plano Nacional do Livro e Leitura do Governo Brasileiro (Min. da Cultura e de Educação – www.pnll.gov.br e www.prolivro.org.br, bem como divulgação e apoio ao Prêmio Ma. Tereza Pacheco, parceria da ACB com Inst. Geraldo Leite, Fund. José Silveira, Inst. Médico Legal Nina Rodrigues, UFBA, UCSAL, Escola Bahiana de Medicina, Acad. de Polícia Militar, ABM, CREMEB, Acad. Baiana de Educação, Acad. de Educação de FS e CLISA. Inf. sobre o Prêmio: www.fjs.org.br e ou centrodepesquisa@fjs.br.

Benjamin Batista de Macedo Filho
Pres. da Academia de Cultura da Bahia e da FALA, BAHIA

Josué Mello
Diretor do Colégio e da F2J

Hélio Rocha
Diretor da FHR
Geraldo Leite
Pres. do Instituto Geraldo Leite

Antônio Francisco Costa
Pres. Academia Maçônica de Letras da Bahia

 Ivone Alves Sol
Eleita à Academia de Cultura

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PARABÉNS, MIRIAM SALES



 
SERENA EXPLOSÃO
Para Miriam Sales

Diz-me da fonte que jorra em teus dias
Da beleza implícita na flor em botão
Que rebenta nos campos da poesia
Que sucede da tua alegria, feito canção

Conta-me dos anos que passam
Enquanto tu vives
Da criança que realça
Os teus matizes

Porque és encanto
E em todos os cantos te cantam...
Enquanto dançam as nuvens
Nos empíreos que te alcançam

És tempestuosamente bonança
Serena explosão de vigor
Esplendor que dimana
Da essência frenética do amor

Deixa que passe os anos
Que os dias sigam seu curso
Tu não passas, e teu encanto
Esparge a vida e é profundo

Ivone Alves Sol


 
Para quem torna os meus 
dias leves, e faz a vida ser 
boa de viver! Para você, 
minha amiga, quando 
adolesço e minha mama, 
quando preciso de ombro 
ou “beliscão”. (rs) o meu 
carinho e a minha mais 
sincera amizade, com os 
votos de felicidades em
todos os seus hojes!!!    PARABÉNS!!!