terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Almir Tosta integra à Seleta da Pimenta Malagueta.

 
 

O escritor e pesquisador Almir Tosta compõe a Seleta da Editora Pimenta Malagueta. Coordenada pela escritora e fundadora da editora, Miriam Sales, a Seleta Traços e Compassos, reúne um elenco de escritores de diversos gêneros literários.

Almir, que dispõe de um número expressivo de livros editados, alguns já publicados, recebeu com muita alegria o convite da editora, e sente-se honrado em participar de uma seleção que reúne nomes importantes da literatura no Brasil. A história do Pelourinho e o mistério da Ilha do Medo são temas abordados pelo autor em sua participação na Seleta.

A Pimenta Malagueta, que tem menos de um ano e já publicou tantos escritores e lançou outros, traz ao mercado literário um livro que oportuna ao leitor, diversos tipos de leituras sobre temas atuais ou históricos, fictícios ou reais, de forma dinâmica e enriquecedora. O homenageado da primeira Seleta da editora é Artur de Sales (1879 – 1952), um dos mais importantes poetas baianos e autor do hino ao Senhor do Bonfim.

Será na próxima quarta feira, dia 19/12/2012, o lançamento dessa grande obra, composta pelos autores Ana Bailune, Amália Grimaldi, Ana Meireles, Ana Cristina Rocha, Almir Tosta, Arakén Vaz Galvão, Alfredo Lima Neto, Aurélio Schommer, Carlito Lima, Carlos Souza, Cezar Ubaldo, Dinarte Portela, Elenilson Nascimento, Geraldo Ribeiro, Jacira Fagundes, José Cláudio Adão, Luciano Marinho, Malu Ferreira, Marcos Vieira, Marina Gentile, Morgana Gazel, Moacir Saraiva, Sandra Canassa e Valdeck Almeida de Jesus.

 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Segunda edição do Livro SOLvendo Sentidos tem uma noite enSOLarada.




Com mediação do Jornalista e escritor Ivan de Almeida, o lançamento da segunda edição do meu Livro SOLvendo Sentidos, rescindiu a rotina e trouxe aos convidados um evento interativo protagonizado por música e poesia.
Presenças importantes como a do Professor Germano Machado, presidente do CEPA -  Cículo de Estudo, Pensamento e Ação, e do cantor e compositor Gereba Barreto, nobilitaram nossa constelação de estrelas poetas, jornalistas e amigos que fizeram de nossa noite, um momento enSOLarado.
 
Professor Germano que já havia me emocionado com seus gentis escritos a respeito do SOLvendo Sentidos, honrou-me fazendo a abertura do evento e recomendando o meu livro. Já o grande músico e conterrâneo Gereba Barreto, trouxe à festa um repertório com músicas de seu CD Duas Luas, uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga.
A poesia ficou por conta dos poetas e dos amantes das letras que recitaram SOLvendo Sentidos e grandes nomes da literatura com Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.
 
Meus agradecimentos ao erudito professor e escritor Germano Machado (CEPA) e ao escritor e jornalista Ivan de Almeida (Cogito Editora), pelo empenho na articulação e realização do evento; ao meu companheiro, parceiro e incentivador, o escritor Almir Tosta; ao Projeto Alma Brasileira e a UBE – União Brasileira de Escritores, Bahia, muito bem representados respectivamente pela escritora Sandra Stabile e pelo escritor e Jornalista Carlos Souza; a carismática curadora da Livraria Praia dos Livros, Cris Fonseca, pela acolhida em seu agradável espaço cultural. E, não poderia deixar de destacar a relevância do trabalho jornalístico de Carlos Souza, Lucymar Soares e Valdeck de Almeida, na divulgação do evento.
À minha família e todos os presentes, ainda que distantes pelas circunstâncias, meu carinho enSOLarado e gratidão.
 



 

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
Imagens de Ivan de Almeida, Almir Tosta, Lucymar Soares e Lena Filha.
 
 
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ivone Alves Sol vem a Salvador lançar segunda edição de seu livro.




A escritora Ivone Alves Sol, vem a Salvador lançar a segunda edição do livro SOLvendo Sentidos. A primeira edição foi lançada em setembro de 2011, e o livro foi considerado destaque do ano, pela Academia de Cultura da Bahia. Por ter agradado aos leitores e críticos, e a procura ser constante, a autora resolveu encomendar uma nova tiragem, postergando a edição de seu próximo livro que já está concluído.

Segundo a autora, o livro SOLvendo Sentidos compreende o que considera sua essência poética: poemas que questionam o ser, que apontam a pluralidade do individuo e seus conflitos existenciais. Diz ainda que ficção e realidade se confundem nos encontros e motins dos seus eus poéticos, que brincam com as palavras enquanto derramam seus sentimentos em versos.

São poemas envolventes, com boa sonoridade e estética poética. Falam da vida, das relações e do amor, sem se utilizar do sensacionalismo comum aos dias atuais.

O evento de lançamento será na Livraria Praia dos Livros e conta com o apoio do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA) e da Cogito Editora. Haverá uma programação cultural, seguida de coquetel e sessão de autógrafos da autora.

O que: Lançamento do livro SOLvendo Sentidos

Onde: Livraria Praia do Livro (Largo do Porto da Barra)

Dia: 11 de dezembro (terça feira)

Horário: 19h


Tarde de autógrafos na Bienal do Livro da Bahia.

Maria Ivone de Santana Alves Dantas (Ivone Alves Sol) nasceu no município de Valente, interior da Bahia, morou 22 anos em Salvador e atualmente reside em Petrópolis/RJ. É escritora e poeta por vocação, Membro da Academia de Cultura da Bahia, Membro do Comitê Executivo de Autores da Câmara Bahiana do Livro; Assessora do Projeto Alma Brasileira; Professora; atuou como locutora em rádios AM, FM e LM e foi Presidente da ARCOBA (Associação de Rádios Comunitárias da Bahia) durante seis anos. Sol escreve Poesias desde sua adolescência e hoje dispõe de mais de 1.000 (mil) textos literários, distribuídos nos diversos gêneros da poesia e de contos, e está escrevendo seu primeiro Romance. A autora já publicou em 5 Antologias promovidas pelo Projeto Alma Brasileiras e dispõe de três livros inéditos. O SOLvendo Sentidos é a sua mais nova publicação.