sábado, 23 de março de 2013

Um biênio feminino nas Academias Literárias de Petrópolis


  
A Academia Petropolitana de Letras (APL) e a Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni, também com sede em Petrópolis, começam o ano de 2013 com nova gestão. Ambas terão a presença da mulher em seu cargo maior, e já apontam mudanças na forma de atuar.
A escritora Christiane Michelin, eleita presidente da APL, promete, em matéria de um jornal local, abrir mais espaços, dar mais visibilidade aos Acadêmicos e aproximar o petropolitano da entidade. Para isso, pretende se utilizar das redes sociais, revitalizar o site da Academia e promover palestras, cursos e eventos com assuntos contemporâneos.  


Já na Academia Brasileira de Poesia, a poetisa e educadora, Catarina Maul, assume a gestão prometendo inovar, mas respeitando as experiências e obedecendo ao estatuto da Entidade. Segundo disse numa matéria de um jornal local, vai promover intercâmbios com outras instituições, escolas, universidades, projetos e linguagens. A presidente pretende ainda preencher as 19 cadeiras que estão disponíveis, a fim de completar as 50 vagas previstas pelo estatuto.
As duas Academias funcionam na Casa Cláudio de Souza, no Centro Histórico da Cidade.

 
O escritor acadêmico, Angelo Romero, compõe a diretoria duas academias. Na APL, Angelo ocupa a secretaria, enquanto que na Academia Brasileira de Poesia, o escritor foi empossado como diretor de cultura, um cargo que assume com méritos, dada a sua larga experiência na área cultural.
 


 
O casal de escritores Almir Tosta e Ivone Alves Sol, que está morando na Cidade Imperial, desde maio de 2012, vindo de Salvador, esteve presente na cerimônia de posse das duas Academias. Para eles, trata-se de um momento importante para a literatura, não só no município de Petrópolis, mas no Brasil, já que a Academia Brasileira de poesia deve abranger todo o país. Ivone Sol acredita que a nova gestão da Academia de Poesia, vai se utilizar do alcance da Entidade, para agregar membros de outras unidades dos estados Brasileiros. Para a escritora, também poetisa, as redes sociais podem ajudar muito na aproximação entre Academia e membros, e acrescenta que a presidente Catarina Maul, já faz um bom trabalho nesse sentido, através da Confraria da Poesia Informal.


Imagens das cerimônias
 
 



 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: